Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 18 de março de 2010

Falta de sono desliga centros do cérebro que controlam emoções

       Foi provado que a falta de sono conduz a um comportamento emocionalmente irracional e "desliga" a região do lóbulo pré-frontal (mantém as emoções sob controlo), provocando nos centros emocionais do cérebro uma reacção exagerada a experiências negativas.
Posto isto, alguns problemas psiquiátricos podem ser justificados com estas interrupções do sono, uma vez que a privação de sono quebra os mecanismos do cérebro que regulam os pontos-chave da nossa saúde mental. Prejudica também um enorme conjunto de funções corporais, incluindo o sistema imunitário e de metabolismo e os processos cerebrais de aprendizagem e memória. 
      Sem sono, o cérebro reverte até a um mais primitivo padrão de actividade, tornando-se incapaz de contextualizar experiências emocionais e produzir respostas apropriadas e controladas, acrescentam os investigadores.

Dia Mundial do Sono

Um vez que se avizinha o Dia Mundial do Sono: dia 19 de Março, deixamos alguns alertas à população portuguesa.

A sociedade portuguesa tropeça constantemente em inúmeros maus hábitos de vida que podem conduzir a distúrbios no sono. Podemos evitar esses problemas através de simples comportamentos, como ter uma hora de levantar e deitar regular, fazer exercício físico diariamente e evitar o abuso de estupefacientes. A comunidade não está alertada para os inconvenientes que os distúrbios do sono podem trazer para o nosso dia-a-dia.

O stress e os problemas no trabalho são os principais culpados pelas noites mal passadas dos portugueses, segundo um inquérito a 3600 portugueses, publicado na TESTE SAÚDE n.º 51. Resultado: excesso de sonolência durante o dia, menos saúde física e psicológica, e menos segurança em casa, no trabalho e ao volante.
 

Para uma boa qualidade de vida, saúde física e mental, e menos sonolência durante o dia, deve dormir-se, na vida adulta, entre 7 e 8 horas.
Saiba quais os seus níveis de sonolência diurna, se deve ir ao médico e quais os exames e soluções para melhorar a sua qualidade do sono.

Mudar alguns hábitos pode ser suficiente para repor o sono.