Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

João Pestana! A importância do Sono.

Após uma ausência forçada, por factores externos sobre os quais não temos controlo, estamos de volta!

Apresentamos uma pequena apreciação que fizemos sobre a importância do sono:

Dormir é muito importante para a saúde, tal como comer e beber, este interfere no bem-estar físico e psicológico. O sono ajuda a recuperar forças, rejuvenesce células, fortalece as nossas defesas (o sistema imunológico) e como é óbvio aumenta a nossa boa disposição. Para quem é mais preocupado com a linha o sono é ainda uma grande ajuda no controlo da fome.

Há variados problemas para as noites mal dormidas, entre a falta de informação relativamente à importância do sono ou mesmo as pessoas que não conseguem dormir, seja devido a ruídos, stress, etc. Por vezes, esta falta de sono, deve-se a certos hábitos de vida que aparentemente não têm ligação com este tipo de problemas, como o beber café ou o consumo de álcool.

Para conseguir ultrapassar estas dificuldades em dormir, devemos primeiro identificar qual a origem delas, para que não tenha que se recorrer à medicação, ou seja, para evitar-mos estes “maus” hábitos e substituí-los por bons hábitos como a prática de exercício físico, uma correcta alimentação (a maior parte dos alimentos que ingerimos são acidificantes do sangue e provocam irritação no cérebro, que pode levar a insónias), evitar dormir a sesta, etc. Em casos extremos, a falta de sono leva à fadiga, irritabilidade, dores de cabeça, etc.

Algo usual é quando não se consegue adormecer criar sentimentos de ansiedade que só dificultam ainda mais a “tarefa de adormecer”. Cada pessoa tem um sono muito variável e este altera-se com a idade.