Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Recorde mundial de ficar acordado



No ano de 1950 Peter Tripp quis bater o recorde mundial de ficar acordado. Ele apanhava ar 3 horas por dia e o resto do tempo as enfermeiras mantinham-no acordado com abanões quando ele começava a fechar os olhos. Os médicos e cientistas que o estavam a estudar iam fazendo jogos com ele, faziam-lhe perguntas continuamente e faziam tudo o que conseguiam para captar a atenção dele.

Peter Tripp conseguiu a proeza de ficar acordado durante oito dias. Durante este tempo, Tripp mostrou sinais de delírio. Uma vez, Tripp viu Tweed, o médico que o examinava, como se fosse vermes peludos. Para ele, a enfermeira parecia que se estava a babar. E de repente, vê a gravata de um cientista aos pulos. Apenas um par de dias depois de começar o seu desafio, Tripp via teias de aranha, gatos e ratos que não estavam lá. Vasculhava gavetas a procura de dinheiro que nunca lá esteve. Também acusou um técnico de ele ter deixado um eléctrodo quente no seu sapato. Isto são claramente alucinações.

Ao fim de 124 horas acordado, Peter Tripp, abriu inesperadamente os gavetas da mesa e saiu em pânico e a pedir socorro. Para ele o móvel estava em chamas. Depois de 150 horas sem dormir, Tripp perdera completamente a identidade e nem se quer sabia onde estava.

Ao todo conseguiu ficar acordado durante 201 horas até desmaiar, o que equivale a mais de oito dias.

Uma vez encerrada a experiência, foram necessárias treze horas ininterruptas de sono para que Tripp voltasse ao normal e quando despertou, entrou numa crise depressiva que se prolongou por três meses. (Stephen Weistling, 2002).

in http://www.imagick.org.br/apres/ArtigoTextos/OrganismoMagicko/sono.html, http://www.suite101.com/article.cfm/coping_with_shiftwork/96742 (adapatado)